domingo, 5 de abril de 2009

Café Piolho













Não era o nosso destino inicial desta noite de Gala, mas resolvemos fazer uma paragem para tomar um café na Praça Parada Leitão, zona por excelência da noite universitária. Depois de breves momentos de indecisão, foi dito que o "Piolho" era o café dos estudantes... Entramos.

O café estava cheio e as mesas quase completas mas lá conseguimos arranjar uma mesa no meio do estabelecimento. Ao fundo uma Tuna Feminina tocava para um professor(?) e quando terminaram notou-se mais o ruído que impossibilita uma conversa calma. Mas ali vai-se para sentir a alma de estudante.

Nas mesas havia de tudo, comida e bebida, francesinhas e cachorros, cerveja e tangos, em copos de vidro e de plástico (para levar para a rua), em tamanho normal ou grande, sempre em enormes quantidades.

Os nossos pedidos no entanto foram mais modestos - 1 café, 1 descafeinado e 1 água com gás que nos custou 2,20 euros a pagar a pronto – não deixando de deitar olho na comida com bom aspecto que continuava a vir para as mesas à nossa volta.

Quarto de banho com louça recente e asseado, mas com tanta cerveja é natural que não aguente a noite. Aquela hora já os papeis transbordavam do cesto.

Placas nas paredes comemorativas de outras passagens em tempos idos; curso médico de 42/47 relembrado em Julho de 1997, outras mais recentes – a última que vimos era de 2008.

Não resistimos e passamos à fase do jantar. Análise rápida do cardápio para ver que têm pratos vegetarianos como prato do dia e que os preços são convidativos. Pedimos: prego em prato, cachorro à piolho, torrada; água sem gás e fino para empurrar.
À nossa volta as bebidas continuavam a transbordar ... os vasos de cerveja ..., as garrafas de favaítos ..., definitivamente trata-se de um sítio de aquecimento para uma verdadeira noite estudantil (no meu tempo era assim).

Tiramos mais umas fotografias, no interior e no exterior e decidi que ainda não era hoje que levava as belíssimas deste blog ao altar.

Café Piolho
Praça Parada Leitão nº 45, 4050 Porto
Tl: 22 2003749
Email: geral@cafepiolho.com
Web: http://www.cafepiolho.com/
Email directo: japmartins@sapo.pt

2 comentários:

  1. O café Piolho e outros nesta cidade, (re)nasceram com a malta nova, estudantes nacionais e estrangeiros. Vários factores contribuiram para esse renascimento e ainda bem...para a cidade e para aqueles que ainda insistem em fazer da mui nobre e invicta um local agradável para se estar.
    Do Piolho recordo uma escapadela à polícia de choque (há muitos anos), que mesmo tendo-me escondido no wc, vim de lá corrido à bastonada :(

    Anos depois...vinguei-me :))))))

    ResponderEliminar
  2. foi uma noite engraçada, rodeada por míudos com a metade da minha idade . e por um velhote de chapéu e barbas brancas que ontem foi avistado no Aviz :p

    ResponderEliminar