domingo, 10 de maio de 2009

Casa doLó, Porto

A casa de ló era a antiga loja dedicada à venda do famoso pão de ló de Margaride e ainda não há muitos anos vinham pessoas da província até à cidade do Porto para o comprar. Na travessa de Cedofeita, muito perto da Rua de Ceuta e dentro do raio de acção da movida portuense epicentro Galerias paris, aliciadas pelas bolachas e pelo chá, fomos ver o que lá se passava.
A casa de ló é uma daquelas casas da baixa do porto que eu gosto imenso. O prédio de linhas direitas em granito e azulejos, com dois ou três andares e três portas no rés do chão perfeitamente alinhadas com as janelas dos pisos superiores. Antes de entrar temos ideia que são casas pequenas e com pouca luz, mas normalmente são mais espaçosas e luminosas do que o esperado porque as traseiras dão para um terraço ou jardim a toda a largura da casa.
E assim é. A casa do ló tem um terraço com muros altos e assentos com almofadas onde ficamos a ler ou a conversar, na lentidão adequada a uma tarde de sábado.

Quando abriu o apetite voltamos ao interior: mesas e cadeiras de linhas direitas em contraste com paredes de pedra. Um empregado simpático e vagamente reconhecível de qualquer lado avisou que já não havia um dos chás na lista. Acabou para sempre!! Trouxe o chá Pó de estrelas (não, não tem nada a ver com esse pó...) e Hawai (um chá cor-de-rosa) uma fatia de bolo de chocolate e outra de pão de ló.



À saída, um olhar mais atento à divisão que era a antiga mercearia Casa Margaridense: ainda estão os balcões, o chão de ladrilhos, os móveis envidraçados e as prateleiras com doces e gulodices.
Foi um fim de tarde muito simpático, rodeados de pessoas indie, urbanchic, pais com crianças e casais jovens e outros menos jovens, a ouvir boa música.

8 comentários:

  1. foi de facto, uma tarde bem passada. faltaram as bolachinhas de oferta ( essa ficou-me atravessada) , mas para compensar tivemos um desconto na conta.

    Um sitio para voltar :)

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    É um dos meus sítios favoritos do Porto. tanto é que lhes fiz uma proposta para apresentar umas coisas - ainda no segredo dos Deuses, não vá a coisa correr para o torto :)

    Cumprimentos,

    Rui

    ResponderEliminar
  3. Ola... Ainda bem que continuam haver sítios tão emblemáticos assim na nossa linda e única cidade!!! Pois com as invasões barbaras das grandes superfícies,o dito comercio tradicional acaba por ser esquecido. Bem haja que ainda há pessoas que tem estes pequenos/grandes negócios e assim podemos passar grandes momentos descontridos sem o "barulho" de outros sítios!!!Um abraço e ate breve

    ResponderEliminar
  4. Não me perdoo por não conhecer a casa. Eu que tanto tenho frequentado tudo o que é espaço e galeria na zona de Miguel Bombarda (com destaque para a Rota do Chá, claro), e essa ali tão perto. Só espero que o dia de descanso não seja à 4ªfeira, porque amanhã lá estarei.
    Obrigada pela dica.

    ResponderEliminar
  5. A fatia de bolo de chocolate está a fazer-me uns nervos...

    ResponderEliminar
  6. Já por lá passei,mas não foi um lugar do meu inteiro agrado,faltam-lhe os detalhes!Como por exemplo,o pão da torradita ser um bocadinho para o duro e terem na carta coisas,que na verdade não há!
    Tirando isso, espaço agradável...curiosamente acho que ficamos na mesma mesa,de onde se tirou as fotos!
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Já por lá passei,mas não foi um lugar do meu inteiro agrado,faltam-lhe os detalhes!Como por exemplo,o pão da torradita ser um bocadinho para o duro e terem na carta coisas,que na verdade não há!
    Tirando isso, espaço agradável...curiosamente acho que ficamos na mesma mesa,de onde se tirou as fotos!
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Ola tomei hoje conhecimento da existencia desta casa espero em breve poder visita-la. E tambem gostava de experimentar aquela fatia de bolo de chocolate que tem um aspecto fantastico!

    ResponderEliminar