domingo, 28 de junho de 2009

Café Majestic, Porto

Nos anos 20, abriu um luxuoso café, situado num dos locais mais centrais do Porto, a Rua de Santa Catarina, inicialmente com o nome de Elite .
Mais tarde alterado nome para Majestic , conta a história do Porto, das tertúlias políticas e do debate de ideias, da Belle Époque , dos escritores e dos artistas.







Ao longo destes anos todos, já passaram por este café visitantes tão ilustres portugueses e estrangeiros como chefes de estado, pessoas das artes, televisão e tantas outras mediáticas. Quem sabe se no mesmo sítio onde me sentei, já não estiveram variadíssimas vezes o grande Gago Coutinho, acompanhado sempre por belas mulheres? Ou então António Nobre ou José Régio...entre tantos outros.



Em 1983 é decretado imóvel de interesse público e património cultural . Sofreu um restauro entre Set/92 e Jul/94, onde foram mantidos os traços originais. Em ambos os lados da grande sala existem bancos corridos em cabedal gravado , os tectos são em gesso pintado de dourado , os espelhos de cristal da cidade de Antuérpia e o chão de mármore indiano. Lustres em ferro e vidro opalino de grandes dimensões e apliques criam um ambiente aristocrático e tantos outros detalhes como as cadeiras forradas a couro com incrustações em mármore tornam este café simplesmente único.











Aquando da nossa visita, apenas pedimos café e água , mas poderíamos ter experimentado as famosas rabanadas envoltas em segredos e em ovos-moles, a acompanhar um belíssimo chã.



O café é constituído por uma esplanada ( nos dias de sol ) , pela grande sala rectangular , e pelo jardim de Inverno com ligação à Rua Passos de Manuel, tem ainda uma sala de exposições na cave que funciona como galeria de arte.







Gostei bastante do atendimento, do serviço e da eficiência !



Jardim de Inverno por este lado.



http://www.cafemajestic.com/
Rua Santa Catarina, 112-4000-442 PORTO
Telf. 22 200 3887 / Fax 22 208 7672
E-mail: cafemajestic@mail.telepac.pt
www.cafemajestic.com


3 comentários:

  1. bem, estas a ficar expert nas fotos; os meus parabens!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Gosto de tudo no Majestic...excepto dos preços. Mas é como dizes: imaginar quem partilhou aquela mesa ou quem ajudou a dar lustro aquela cadeira, fazem a diferença.

    As fotos estão o máximo...ainda parece mais bonito.

    Beijinho

    ResponderEliminar