domingo, 23 de agosto de 2009

Bar Zahir, Maia

No Castêlo da Maia, muito perto da Tertúlia Castelense ( já aqui falado ) , fica o Zahir, um bar de inspiração Marroquina.
Um bar marroquino que se dispersou para outras culturas, e para comprovar isso temos por exemplo a noite da caipirinha ( ?!) .
Bebemos um chã verde e hortelâ com o nome de deserto de sahara e um chã verde,preto e flores com o nome de 1001 noites .
Um pormenor que não gostei foi o facto de a área de não-fumadores ser ao fundo da sala, o que na prática faz com que 1) termos de passar por todos os fumadores ( e eram muitos) e 2) o fumo ficar acumulado naquela zona.
Não deixa de ser um sítio agradável para visitar, principalmente se estiverem na zona.
















Rua Augusto Nogueira da Silva 345
4475-615 MAIA

15 comentários:

  1. sim, um bar marroquino que tem "noites da caipirinha" e vende "sorvetes" de diversos sabores não me parece bem, já para não insistir na questão do fumo!

    ResponderEliminar
  2. Essa do "fumo" faz-me lembrar uma discoteca (sim...quanto mais não seja nas noites dos Kotas ou nas noites do "Vinil" ihihihihi)em que a zona de fumadores/não fumadores, é dividida por 3 degraus...de acesso à pista:o)

    ResponderEliminar
  3. entretanto discordo de algumas coisas que foram ditas nos comentários anteriores. é um sitio bastante agradável para se conviver com o nosso nucleo de amigos. quanto à "noite da caipirinha" e vender sorvetes, parece-me bem, porque apesar de ser um bar de inspiração marroquina, não implica que disponha de produtos diferentes, nomeadamente a caipirinha e o sorvete de cultura brasileira. sinceramente acho essa ideia muito boa, uma vez que para quem não goste dos sabores marroquinos tenha por onde escolher e assim passar um bom bocado no estabelecimento.

    ResponderEliminar
  4. Bar mt agradavel, com empregados mt simpaticos, com mta variedade de bebidas e onde se pode passar um bom bocado com os amigos fumadores e nao fumadores....gostei..

    ResponderEliminar
  5. Bar muito interessante! Acrescento aos comentários anteriores que os batidos são um produto de inspiração árabe. Bem decorado com bom gosto e destinado a grupos ecléticos. Gostei e vou voltar lá, com meu grupo de amigos.

    ResponderEliminar
  6. para mim é uma "sítio a não repetir" e penso que tenho direito de pensar assim.
    nota-se bem qual a origem destes três últimos comentários ...

    ResponderEliminar
  7. Eu fui ao Zahir e achei o bar interessante, tem um ambiente muito tranquilo e para quem gosta da cultura Árabe, asiática ou marroquinha, sente-se um pouco dentro da mesma.
    O facto da zona dos fumadores ser na entrada tem toda a lógica. Na zona dos não fumadores não há respiro enquanto que a zona dos fumadores é junto da porta de entrada, sendo possível então, a entrada de ar fresco e saída de fumo enquanto que, se as áreas fossem trocadas, a zona dos não fumadores iria levar com o fumo proveniente da zona dos fumadores. Foi tudo muito bem pensado.
    Concordo com a venda de sorvetes e a venda de caipirinha, mostra haver variedade de produtos porque o fato de ser um bar marroquinho ou árabe não significa que não possam vender outros produtos.
    Eu gostei e recomendo o bar a toda a gente, faço intenções de voltar sempre que me possível!

    ResponderEliminar
  8. sim, sim, sim, já se percebeu tudo isso de ter outras inspirações - chamem-lhe o que quiserem, para mim passa a ser um bar como outro qualquer.
    quanto à questão do fumo, não há como chamar a entidade fiscalizadora (não tenho intençao disso) para ver se está tudo conforme.

    ResponderEliminar
  9. Reclamam, reclamam, se vocês não gostam do ambiente ou do fumo, ou disto ou daquilo, têm uma optima solução, perto do Zahir existem mais bares e a porta é serventia da casa :-)

    ResponderEliminar
  10. Eu gosto é de ficar em casa a beber o meu nespresso o ambiente é familiar e a zona de fumadores é na varanda seperada por uma porta de vidro... não há melhor!

    ResponderEliminar
  11. voltamos ao mesmo?
    neste post está escrita uma opinião que vale o que vale. pelos vistos foi mal recebida, já que de mês a mês vem sempre aqui "alguém" (que se poderá adivinhar facimente quem) tentar rebater uma mera opinião.
    como disseram num comentário anterior, a porta é a serventia da casa. é assim que se tem feito.

    ResponderEliminar
  12. Sou cliente frequente do Zahir com um grupo de amigos à alguns anos, não sou fumador e gosto bastante do ambiente, quantos aos funcionários são excelentes.
    Quem gosta vai, quem não gosta não vai, é muito simples.

    ResponderEliminar
  13. Avelino, tens muitíssima razão, quem não gosta não vai.

    ResponderEliminar
  14. O Zahir mudou de Gerência e agora ainda está melhor, tem um ambiente fantástico, os funcionários são muito simpáticos e os produtos são do melhor. Adoro o café do deserto e os batidos Árabes. Recomendo para quem é fumador e também para quem não fuma, que é o meu caso.

    ResponderEliminar
  15. A mudança de gerência estragou tudo, agora não passa de um simples café com a mania que é bar. Fui lá esta semana e a falta de profissionalismo pela parte dos empregados ou lá o que queiram considerar é no minimo cómica.

    Começando por um senhor, na casa dos seus 30/40 que estava atrás do balcão agarrado ao computador, olhando e comentando os clientes que chegavam com outra senhora que lá estava também. A cara de desagrado quando a mesa do lado pediu algo com uma elaboração mais complicada pelos vistos.

    Foi uma experiência a repetir simplesmente porque é extremamente cómica a imagem que os empregados (ou lá o que são) transmitem.

    Há cerca de 6 meses ou assim tinha passado lá e correu tudo muito bem ( o que me levou a voltar esta semana). Empregados jovens, boa imagem, simpatia. Tudo o que é necessário para um bom ambiente. É pena não continuar igual.

    Agora é apenas mais um sítio a adicionar ao roteiro dos "Wanna be" bar que andam por aí.

    Não passa de um simples café, com uma decoração engraçada e preços astronómicos. ( Quem também é um assunto a apontar porque dada o local por amor de deus.)

    O ambiente é de quem nunca trabalhau na área, atrás do balcão, o que é muito, mas muito mau num bar.

    Cheguei a ver o que penso serem os gerentes, o tal senhor e uma senhora baixa aos amassos em pleno balcão.

    Preferi ignorar.

    Não aconselho nem recomendo.

    Se tem 50 anos e quer impressionar uma miúda de 20 pagando 1€ por um café, leve-a lá!

    Mas apenas se for da maia e após pagar o café não tiver dinheiro para a gasolina do seu mercedes xpto.

    Porque até para isso existem lugares melhores.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar