terça-feira, 4 de agosto de 2009

Café Ceuta, Porto

Tenho um carinho especial por este café . Fica muito próximo dos Clérigos e parece-me de certa forma esquecido pelas gentes que optam por cafés ali muito perto mais na moda, mais claros e transformados.


O que eu gosto no café Ceuta é a resistência, é o orgulho. O que eu gosto no café Ceuta é este ser um local onde os conhecidos de sempre se encontram. Leitores das livrarias ali à volta que param para um café e dois dedos de conversa com o empregado de sempre.


Gosto do empregado, da sua idade, da forma como anota os pedidos, da simpatia natural, do tempo passar devagar por ele, do sorriso quase sem dentes.


O café Ceuta não está na moda, está esquecido, o café Ceuta é muito século passado e sabem que mais ? Gosto dele assim. Ainda que o facto de ter mais clientes fosse vantajoso a nível económico, ainda que ficasse bem pintadinho e todo pipi, tenho muito receio que a sua verdadeira natureza desapareça. Não seria o primeiro, não senhor.









Rua de Ceuta, 20

4050-189 - Porto

Tlf. 222009376

2 comentários:

  1. O "nosso" Café Ceuta! :) Perto de tudo e de todos. Foi neste café que aprendi a jogar snooker e onde me escondi (há muitos anos), com o João Botelho, de uma investida da polícia de choque durante uma manifestação. :o)
    E juntinho ao Ceuta...claro, outra paragem obrigatória, Sincelo!

    ResponderEliminar
  2. sim, um sitio "esquecido" mas o empregado fica-nos na lembrança pelo bom atendimento.

    ResponderEliminar