domingo, 16 de agosto de 2009

Rest Bar Galerias Paris, Porto

Rua Cândido dos Reis, Rua Miguel Bombarda e Rua Galeria de Paris. O trio magnifico da noite no centro da cidade do Porto. O que está "a dar" na cidade é jantar no Aviz ou no Piolho e de seguida a deslocação para uma destas ruas, ou para todas.


O bar (também restaurante) de que falámos hoje, era antigamente os armazéns de tecido do Tito Cunha. Onde se vendiam tecidos a metro, nos mesmíssimos balcões onde se estendiam os panos que seriam levados às costureiras ou modistas, servem-se bebidas e bolos caseiros, além de pratinhos de presunto , tapas etc.


Este café-bar faz lembrar o café do filme O fabuloso destino de Amélie : Deux Moulin . Entrar neste café é nostálgico.

( Deux Moulin, Paris )


Gosto especialmente das portas-janelas . Enormes e românticas com os seus caixilhos verde escuro, dá - sem dúvida - um ar muito cinematográfico .Próprio de um filme europeu .


Sem dúvida um ponto de encontro. Cá fora fuma-se e bebem-se uns copos no bar improvisado, à vista de todos, no meio da rua. O Porto nunca mais esteve deserto à noite, desde que estes bares surgiram.



As estantes estão cheias de coisas mais ou menos antigas, máquinas de café, jogos de Monopólio, brinquedos de todos os géneros e vários objectos que víamos na casa dos nossos avós.




Durante a semana há piano, ao fim de semana Dj's animam a festa.



De salientar que aqui também se almoça ( pratos do dia por menos de 5 euros) e também se janta , à luz de velas, num ambiente muito romântico . No dia que o visitámos , já passava da meia noite, já estava composto e talvez por isso demorámos a ser atendidos.





Bem no alto, um quadro com uma sanita. Um pormenor deveras interessante.



Rua Galeria de Paris, 56
Seg,Ter,Quar das 9.00 às 02.00
Qui,Sex,Sáb das 9.00 às 03.00

( fotos tiradas com o telemóvel )

6 comentários:

  1. Se a tua casa fosse ali perto, não irias achar piada nenhuma e, desejarias outra vez o regresso do ..."deserto". Vá lá...o Porto não vai renascer nunca, única e simplesmente com a "noite".

    ;)

    ResponderEliminar
  2. Pois é minha amiga, a moda pegou e as Galerias de Paris estão assim uma coisa que não se entende. A malta vai ficando...ficando e no dia dia seguinte pergunta-se: a fazer o quê? Não foi pela música, não foi pelo copo, não tinha onde me sentar (até me doem as pernas), então foi porquê? Basicamente porque está na moda.

    ResponderEliminar
  3. ... embora tivesse apreciado ver espaços que não frequento porque 'detesto o que está na moda', acabo por ter que dar razão a 'aflores' [e os moradores?!] e 'bymyself' [afinal só porque está na moda?!]

    Bom, mas 'puxaste' pela minha curiosidade! Até porque adoro esse ar 'europeu' não de filme, mas de autenticidade! As cidades europeias, como Bruxelas, Amesterdão [as que encontro mais parecidas como o que vi aqui] têm estes espaços! Talvez não tão bonitos...

    ResponderEliminar
  4. Estes sítios podem ser frequentados durante o dia, antes da grande confusão da noite e da cerveja entornada em copos de plásticos.

    Os 3 elementos deste blog ( ao contrário do que se possa pensar ) não são muito noctívagos. Gostámos do conforto , de estar num sítio com boa música e de conversar sem ser aos berros.


    Também vamos a esses sítios ;)

    ResponderEliminar
  5. Porque é que não têm o contacto. Quero telefonar e não consigo. o meu -tlm é:914601830. Gostava de falar

    ResponderEliminar
  6. Bela Gala,
    Este é um dos sítios da minha perdição na Inbicta (os outros é o Plano B, e por onde eu estiver na altura)e quem sabe se por lá já não trocamos olhares...
    No final do mês lá estarei, como sabe e libarei um fino á sua, cara Gala
    MM

    ResponderEliminar