domingo, 6 de setembro de 2009

Gato Vadio

Quem espreita de fora vê uma livraria, mas na parede está pintado um gato preto: "Gato vadio". O horário "aberto até de madrugada" (00:59) dá-nos a entender que não nos podemos ficar só pelas primeiras impressões.

Encontramos um espaço com algumas cadeiras, estantes com livros, livros pousados aqui e ali, mas nenhum daqueles livros que aparecem nos tops de vendas. Livros não imediatos, mas para descobrir e saborear; pensar e entranhar.
Mais atrás a sala fica mais estreita. As paredes vermelhas, pintadas com ondas brancas contrastam com a enorme porta cinzenta de um armazém frigorífico e a sala é quase um corredor: aí está o bar. Tem algumas mesas, quadros em exposição, pessoas a conversar e apercebemo-nos das janelas para o exterior.



Instalamo-nos na esplanada num sofá encostado à casa com vista estratégica para todas as mesas. Ali apreciamos a profusão de plantas, vasos e até árvores naquele terraço de muros altos onde uma pintura de um leopardo traz uma vaga ideia de selva. Andava por lá um gato a deslizar entre as pernas das cadeiras e fazia ronron aos nossos pés.
O Gato Vadio é uma livraria e café /bar, mas mais do que isso: um local de lançamento de livros e exposições e promove ciclos de conferências e sessões de poesia. Espreitem o blog:
Rua do rosário, 281 – Porto
telefone: 22 2026016
email: gatovadio.livraria@gmail.com

4 comentários:

  1. Gosto muito deste blog...sinceros parabéns por esta iniciativa!

    Vou falar no entanto, de uma certa estranheza que constato ,no que diz respeito aos horários desses novos espaços no centro do Porto...é que tem me acontecido sempre(e não foram poucas as vezes que tentei...)visitar esses espaços,em pleno dia...e se encontrarem absolutamente fechados....acabo assim, um bocadinho desiludida,sempre que decido visitar algum recém inaugurado espacinho,acabando sempre por ter que recorrer aos mesmos locais...por exemplo o Majestic,o Guarani,ou o Rota do chá que estão "MESMO" abertos ao público!

    ResponderEliminar
  2. sim, dá a impressão que tem que se ir com tempo para "entranhar" aqueles livros...

    ResponderEliminar
  3. @Patricia:
    Também nos divertimos com esta iniciativa e é bom ter feedback positivo :)
    Alguns destes espaços estão vocacionados e pensados para a noite e não sei se consigo imaginar o ambiente de dia. Outros são cafés que têm como objectivo cativar as pessoas durante o dia. No entanto fomos à Casa de Ló um dia à tarde, estava aberta e foi muito agradável estar lá porque tinha luz natural, como eu gosto.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela resposta e pela sugestáo Alexia!:D
    Vamos a ver se consigo então ir á Casa de Ló.
    Se desejar,deixo aqui comentário:D

    Boas visitas!

    ResponderEliminar