domingo, 22 de fevereiro de 2009

RIVOLI - Café Concerto

Em semana de FANTASPORTO decidimos visitar o Café Concerto que fica localizado no 5º Piso do Rivoli. Se antes do filme visitamos o bar do 3º piso, mais informal e adequado para um café rápido, depois do filme (Breaking and Entering) quedamo-nos pelo Café Concerto; se havíamos de sair à procura de um novo espaço porque não experimentar já este?

Os cartazes no elevador deixavam antever e quando dele saímos deparamo-nos com uma milonga (1). Todas as quintas-feiras entre as 22h30 e as 02h há Tango Argentino e outras danças ali. Estavam algumas pessoas no espaço mas apenas as pessoas na mesa ao nosso lado se deslocavam até ao centro da pista para dançar.
As paredes beges e as suaves luzes vermelhas davam um toque especial ao espaço que possui uma vista magnífica sobre a Praça D. João I. Junto às janelas e ao canto, um piano, que infelizmente ninguém tocou. Apenas se ouviu a música gravada. Pelo meio um fado. Amália. Um par na pista para o dançar, Lisboa e Buenos Aires numa união perfeita! E a noite ia continuando, agora ouvindo as explicações do João. (não faço parte “do Tango” mas trato-te por “tu”).

Intercalado com a nossa conversa ele lá se deslocava à pista para dançar mais um pouco e permitir mais uns adornos (2). Ficamos a saber que existem bons professores no Porto (3). Ele próprio queria convencer a Gala e a Alexia a experimentarem nessa noite mas nenhuma ousou deixar-se levar nos braços do João.

Quanto ao serviço, se calhar a pouca clientela é prejudicial já que vieram dois empregados para nos atender. Os pedidos foram os habituais: 1 chá de Camomila, 1 café, 1 água com gás “Pedras Limão”, e 1 cerveja “Carlsberg, a única que tinham de garrafa. Preço total: 5 euros.

Creio que será um sítio a repetir, numa noite de Tango ou noutra qualquer.










(1) milonga - tango mais mexido, tipo "fado corrido"; pode significar o sítio onde se vai dançar o tango.
(2) adorno - feitos pelas mulheres com as pernas e o homem tem que as deixar fazer.
(3) Oscar e Gladys - Sede social da Aldeia Nova.





4 comentários:

  1. Achei uma noite interessante, ainda que não estivesse muito cheio. A descrição e os pormenores que o João nos ía contando....que no tango o "homem marcava a mulher" entre outras relíquias. Acho o tango muito sensual e até sexual, e mais 10' de insistência e tinha ido experimentar ainda que tivesse deixado a rosa em casa :p

    ResponderEliminar
  2. Uma atitude intensa e a postura forte são muito próprias do tango mas ao mesmo tempo houve informalidade. Gostei desse contraste.

    ResponderEliminar
  3. Já lá passei um Carnaval em que, apesar dos vários bares, só se conseguia mexer os olhos (e sem rimel)

    ResponderEliminar
  4. informa mos os nossos estimados clientes que este evento já não se realiza.

    ResponderEliminar