domingo, 24 de maio de 2009

Café A Brasileira, Braga





A história da Brasileira de Braga ( existe uma no Porto ) remonta a 17 de Março de 1907. Este café foi fundado por Adolpho de Azevedo, um negociante portuense e vice-cônsul do Brasil em Braga.
Em 1937, o café foi adquirido por Joaquim Queirós, que o manteve nas quatro décadas seguintes, integrando o vizinho café Sport (na parte mais baixa do café).
Em 1977, foi passado a Joaquim Domingos Godinho, até que, em 2004, foi vendido a Armindo Pinheiro e filhos, actuais gerentes.Em 2009 foi completamente remodelado, mantendo a traça original.





Esta foi a primeira vez que lá fomos depois das obras ( impostas pela Asae) e sinceramente como estava antes agradava-me mais, estava mais como a conhecia, mais escura, mais autêntica. Agora está limpinha, arejada,clara... invariavelmente olhámos e tentámos sempre encontrar um bocadinho do antigo que tivesse ficado esquecido.


Quando pedimos café, a pergunta é sempre a mesma ? De saco ou de máquina...okay, isso não mudou. A simpatia da empregada de acordo com a nossa, até tive direito a uma palmadinha no braço ...ehehehe....pedimos dois cafés expresso e um de saco.




Considerado um dos ex-libris da cidade,este café está muito bem localizado e é frequentada por pessoas de todas as idades, há uma mistura de culturas e histórias de vida que enriquecem a noite Bracarense e este sítio em especial. Visita obrigatória . Aliás juntamente com os outros dois cafés ali bem perto de que falaremos mais tarde.





Largo Brº S.Martinho 17
Braga
4700-306 BRAGA

Telefone: 253 262 104

4 comentários:

  1. excelente localização na cidade de Braga; talvez por isso esteja sempre cheio de gente e quando lá fomos não foi excepção, mesmo sendo já de noite. quanto às obras, diz-se à "boca pequena" que foram impostas pela asae (com letra minuscula) mas a versão oficial é de que foram motivadas por problemas electricos.
    continuação de bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  2. Este não conheço, mas é lindissimo.
    Parabens pelas fotos estão excelentes.
    bjks

    ResponderEliminar
  3. Adorei as imagens..
    Sou fã incondicional da Brasileira de Braga.
    É bom saber que continuam a apreciar e frequentar este emblemático café.
    Maria Viana

    ResponderEliminar
  4. A Brasileira é sem dúvida um local riquissimo onde já se travaram grandes guerras culturais de alguns dos mais conhecidos nomes da literatura e pintura portuguesas.
    Já conhecem o "Armazém do Caffé" em Braga? Para quem ainda não conhece aconselho a visitar é um café muito acolhedor e agradável com produtso fabtásticos como o café americano, miuffins americanos deliciosos.
    Além do mais promove a cultura através da apresentação de livros e mostras de pintura.
    www.armazemdocaffe.blogspot.com . Visitem, vale bem a pena.

    ResponderEliminar