Não sei quem foi o médico que habitava o número 85 , mas sei que quem deu o nome à rua foi o senhor da Trofa , Pedro Mello Breiner (1751-1830), também conselheiro de Estado, embaixador de Roma, governador das Justiças do Porto, que morreu encarcerado no Forte de São Julião da Barra por seguir a causa liberal.
Estar presente neste espaço e não pensar no passado é impossível. Este edifício de 1906 tem poder. O Breyner é um projecto multidisciplinar , ocupando a música o lugar central num lugar de aprendizagem , lazer e segundo os próprios de fruição artística..
Entramos no Breyner com curiosidade, ficámos a sentir o edifício de 4 andares respirar enquanto o chão tremia com os sons dos ensaios a decorrer noutras salas. Tomámos chã e tivemos direito a uma visita guiada à casa.
Visitem o Breyner e depois contem como foi.
Nós? Voltaremos oh yeah ;)
A entrada no número 85 da Rua do Breyner
Salão Nobre do primeiro andar com janelas altas viradas para a rua, paredes pintadas e tecto intrincadamente trabalhado, onde se realizam exposições e festas privadas, eventualmente serve como salão de dança.
Sala de concertos. Muito intimista, com as suas mesas baixas e poufs.Repleta de equipamento hi-tech onde às quartas tocam bandas em fase inicial de carreira.
Acho que este blog tem “uma coisa “ por candeeiros antigos :p
O bar ou cafetaria com o seu mobiliário vintage.
O jardim-esplanada com 250 m^2, local ideal para momentos tranquilos. Aqui também se fazem espectáculos ao vivo.
Surpresas por trás dos reposteiros ? Uiii
Pormenor da entrada.
Pormenor da escada e dos tectos trabalhados. Olhar para cima, sempre de cabeça no ar, neste sítio impossível de evitar:)
Olhar para a rua.
Chã de menta :)
O romantismo de um candeeiro à janela
Definitivamente a casa dos meus sonhos.
Rua do Breyner, 85
Porto
222013172
Todos os dias das 10h00 às 02h00
geral@breyner85.com
http://www.breyner85.com/
www.myspace.com/breyner85
Que pérola!
ResponderEliminar:D
Vou passar por lá certamente.
bom fim-de-semana!
Sem duvida voltar de dia ao jardim esplanada
ResponderEliminarComo diria o outro..."já fui muito feliz na Rua do Breyner". :))))
ResponderEliminarAproveito para enviar os votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo!.
Tudo de bom.
eu jamais la voltarei...o espaço e bonito e o projecto tb e interessante, mas as pessoas q la trabalham e que estao responsaveis, sao uma cambada d idiotas que nem um pingo de consideraçao têm pelas bandas, pelo menos da minha, que vão lá tocar...Breyner85? nunca mais...
ResponderEliminar